quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sessão especial abre oficialmente a Semana Mundial de Conscientização do Autismo no Estado do Pará



A deputada Ana Cunha foi a responsável pelo requerimento que viabilizou uma sessão especial, que teve como principal  intenção discutir políticas públicas voltadas para os portadores de autismo, além de falar na ocasião do trabalho prestado pela Casa da Esperança.
A sessão especial abordou as principais dificuldades enfrentadas pelas famílias dos portadores de autismo, a falta de profissionais especializados na área, em especial, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e professores de educação física. Já na abertura todos os presentes tiveram a chance de prestigiar e se emocionar com a apresentação das crianças violoncelistas do projeto de extensão da UFPA, Cordas da Amazônia, entre as cinco crianças que se apresentaram, três eram portadoras de autismo. O projeto é coordenado pela professora Jéssica Rodrigues.
A mesa da sessão foi composta pelo presidente da casa, Manoel Pioneiro, Dep. Ana Cunha, Isabela Jatene, coordenadora do Pró – Paz; Fátima Dourado, Presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA); Dione Cunha, diretora técnica da Sespa; Mariane Franco, pró – reitora da UEPA; e Waldir Moura, presidente do conselho de pessoas com deficiência. Os deputados federais André Dias (PSDB) e Arnaldo Jordy (PPS) também participaram.
Para a deputada Ana Cunha, diretamente ligada a trabalhos voltados para educação, saúde e o social, é importante que as famílias dos portadores de autismo tenham uma resposta a suas necessidades e a melhor maneira de se fazer isso, é com incessantes discussões de políticas públicas. “Essas três áreas têm atenção especial no nosso mandato e sabemos que atualmente são áreas que precisam de um olhar a mais, de um carinho, de uma atenção”. Afirmou.
A coordenadora do Pró – Paz, Isabela Jatene defendeu a importância da sessão para que a sociedade tome conhecimento de um problema que atinge toda sociedade, também destacou a discussão de políticas públicas, onde a questão da deficiência física não precisa apenas da atenção social,mas também precisa da saúde, educação adequada. “É necessário entender que essa não é uma luta só do poder executivo, mas da sociedade junto com o poder legislativo, junto com o poder judiciário. Essa sessão é de extrema importância para que nós possamos acorda e, sobretudo reforça a sociedade civil que já existem iniciativas sociais como a casa da esperança”. Isabela, falou em nome do governo e se comprometeu em reforçar ainda mais o trabalho realizado pela Casa da Esperança.
Os deputados federais André Dias e Arnaldo Jordy se propuseram a conversar com a bancada dos dep. Federais em Brasília, para que cada parlamentar disponibilize cinco mil reais de sua cota orçamentária e destine a Casa da Esperança. “Desta forma estamos colocando de uma maneira muito clara a nossa intenção em contribuir com o projeto”
Manoel Pioneiro destacou a importância do trabalho realizado pela deputada Ana Cunha na área da saúde e do social, além de garantir que o poder legislativo irá fazer o possível para que a casa da esperança receba toda ajuda necessária, para dar continuidade ao seu trabalho.
Evento: Durante a Semana Mundial de Conscientização do Autismo no Estado do Pará, serão realizados workshops, mesas redondas e palestras. No total, serão quatro dias de atividades. O encerramento está marcado para domingo, com uma caminhada na Praça da República (03/04).

Fonte: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário