A polêmica sobre a implantação do Terminal Pesqueiro de Belém, no bairro do Tapanã, será debatida em sessão especial presidida pela deputada estadual Ana Cunha (PSDB), nesta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa. A sessão foi requerida pelo deputado José Megale (PSDB) e deve movimentar o auditório João Batista a partir das 9h, com a participação de representantes de sindicatos e associações ligadas diretamente à venda do peixe no Ver-o-Peso, além do deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB).
Segundo a Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso, caso o desembarque do pescado seja concentrado no terminal a economia da feira fatalmente seria atingida. A associação alega que o Ministério da Pesca elaborou o projeto sem consultar autoridade local nem os trabalhadores do Ver-o-Peso. No mercado, existem 4 mil vendedores cadastrados e não cadastrados.
Pela proposta do Ministério da Pesca, responsável pela administração do projeto que deverá ser implantado até o final do ano, o terminal terá 32 mil m² de área total e poderá receber 250 toneladas de pescado por dia, além de um porto com capacidade de 25 embarcações de pequeno e médio porte, funcionando como entreposto de pesca nas áreas litorâneas e ribeirinhas e beneficiando diretamente os pescadores da Cooperativa Mista dos Pescadores do Estado do Pará (Compepa) e do Movimento dos Pescadores do Estado do Pará (Mopepa).
A discussão também já passou pela Câmara Municipal de Belém e por Brasília, quando os representantes dos pescadores tiveram audiência com o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, acompanhados pela deputada federal Elcione Barbalho.
Texto: Ascom/Gab. Ana Cunha e Megale
Nenhum comentário:
Postar um comentário