sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Hoje Barcarena faz 68 anos!

       Parabenizar Barcarena é refletir em comemorações uma história, não só de um lugar, mas de um povo abençoado, que viu nascer em suas terras o movimento cabano e embalou sua vida ao som da guitarrada de Mestre Vieira. É fazer referência à igrejas de arquitetura simples que suportam a fé inabalável desse povo que luta e acredita em um futuro melhor para o seu município e também sabe comemorar seus festivais; do açaí, do abacaxi, do caranguejo e do peixe. Barcarena é terra de encantos naturais, de suas praias, baías e ilhas e de sua principal característica: a força dessa gente que assim como eu, filha dessa terra, faz e sempre fará de tudo para ver Barcarena cada vez maior.

Parabéns ao noso berço!
Deputada Ana Cunha



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

E 2011 vai chegando ao fim...

        No ano de 2011, inauguramos esse canal com o intuito de chegar bem mais perto de você, cidadão paraense, mantê-lo informado de tudo que estamos fazendo para melhorar as condições de vida do nosso povo e abrir espaço para que a voz da população seja ouvida e seus anseios expressos também através das redes sociais.
        Muito já foi feito, mas ainda há muito a fazer! Nossa caminhada é longa, mas se continuarmos trabalhando juntos, nossas conquistas virão mais rápido e faremos de 2012 um ano tão ou mais vitorioso do que foi 2011.
        Queria agradecer a todos os eleitores dos 134 municípios paraenses, por continuarem acreditando no nosso trabalho neste terceiro mandato; aos amigos correligionários, que sempre estiveram ao nosso lado, dando força e coragem na nossa caminhada e a Deus, por me dar forças e saúde para lutar pelo meu povo.
         Um Feliz 2012 para você, cidadão do Pará!


Um forte abraço,
Deputada Ana Cunha

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governador Simão Jatene entrega obra de pavimentação em Castanhal

 
          A manhã da véspera de Natal foi de festa para os moradores do bairro de Jaderlândia, em Castanhal, nordeste do estado, em especial para os que moram na Rua Adailson Rodrigues. 
              Cumprindo o que foi prometido a menos de dois meses, o Governador Simão Jatene entregou a as obras de pavimentação que contemplaram os dos dois quilômetros da via.
            Os problemas da rua foram vistos de perto pelo próprio do Governador, quando em visita ao bairro dois meses atrás. Há anos a via sofria com o abandono, tomada por mato, buraco e lama, o que causava aos moradores, entre tantos problemas, a falta de segurança pública, já que as viaturas não podiam trafegar pela rua, e a falta de saneamento básico, que trazia problemas de saúde.
        Para o Secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho, a obra que foi entregue não representa só o asfalto, representa também saneamento básico, saúde, respeito e cidadania, já que a população que vive ali merece uma vida mais digna. O presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Marco Aurélio Oliveira, antecipou que outras obras estão previstas para acontecer no bairro de Jaderlândia, como a legalização de dois mil lotes fundiários, construção de 450 casas, ampliação de sistemas de água e esgoto e urbanização completa de todo bairro.
           Simão Jatene foi recebido com festa pela população, fez questão de percorrer a pé toda a extensão da rua e cumprimentar os moradores. Nos cumprimentos individuais durante a caminhada, o Chefe do Executivo Estadual, falava de sua alegria por cumprir a palavra empenhada e entregar a rua toda asfaltada em menos de dois meses e antes do Natal. 
              Simão Jatene fez um discurso improvisado na frente da casa de um dos moradores da via. “Estive aqui há cerca de dois meses, ocasião em que assumi o compromisso de que antes do dia 25 de dezembro essa avenida estaria pronta. Muitos duvidaram, mas hoje fiz questão de estar aqui, menos pelo valor financeiro da obra e muito mais pelo valor ético que ela tem, de representar o resgate do compromisso que me cabe. Só assim nós vamos fazer uma sociedade melhor, porque a palavra dada tem que ser palavra honrada, do contrário não é possível construir nada direito e é por isso, que fiz questão de vir aqui”.
Também estiveram presentes o prefeito de Castanhal, Hélio Leite; o deputado Marcio Miranda, líder do governo na Assembleia Legislativa; o presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, Eduardo Costa e vereadores de Castanhal.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Governo do Estado tem orçamento 2012 aprovado na Alepa


A Assembléia Legislativa do Pará aprovou nesta terça-feira, 20, o projeto de lei do Executivo Estadual que estima a receita e fixa as despesas do estado do Pará para o exercício financeiro de 2012. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) aponta que o governo vai gastar algo em torno de R$ 13 bilhões em todos os poderes constituídos, o que representa um aumento de 10% em relação ao orçamento desse ano.
O titular da Sepof, Sergio Bacury, esteve presente à sessão e falou sobre os investimentos que devem ser feitos com a aprovação do orçamento, “Este ano o governo deu uma atenção especial para as áreas de Saúde e Segurança Publica, tanto que já podemos ver os resultados desse investimento refletido na queda dos índices de criminalidade, no fim das filas de espera para os renais crônicos, com a inauguração do hospital Jean Bitar e aparelhamento dos centros de atendimento nefrológicos em todo estado, e na melhor assistência aos pacientes oncológicos, com a entrega da Unidade de Atendimento Imediato do Ophir Loyola. Em 2012 vamos continuar investindo nessas áreas e ainda mais em Educação e em outros setores estratégicos para o governo” disse o secretario.
Sergio Bacury também falou sobre as diferenças do orçamento atual para o novo orçamento, “No ano passado, à exceção das áreas de saúde e educação, os outros setores do governo não tinham previsão de pagamento de décimo terceiro e tivemos que fazer uma série de adequações antes mesmo de assumirmos para poder pagar esses benefícios. Assim foi em áreas estratégicas do governo, como a segurança publica, onde não havia nada de investimento previsto. Agora, com a reorganização que fizemos no governo, pudemos elaborar um orçamento mais equilibrado entre os órgãos”, explicou.
A votação do orçamento se deu de maneira tranqüila no plenário. Na semana passada, a Comissão de Finanças aprovou o projeto com quase mil emendas e no plenário, após um acordo entre os parlamentares, foram aprovadas pouco mais de duzentas emendas. O líder da oposição, deputado Carlos Bordalo (PT), disse que o partido voltou pela aprovação da LOA por entender que o governo assimilou que as emendas da bancada atendem as necessidades da população.
O líder do governo, deputado Márcio Miranda (DEM), disse que aprovação da Lei Orçamentária Anual mostra que o conjunto de medidas vai contemplar todas as regiões e que houve uma discussão com todos os parlamentares, tanto da base aliada como da oposição, para melhor distribuição dos investimentos. “O processo de elaboração da LDO respeitou o processo de debates e consultas a todos os parlamentares. Encerrando as considerações, o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), destacou que o trabalho das lideranças partidárias dentro do Poder Legislativo foi fundamental para a aprovação do orçamento na Casa.
 Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Instituído Dia da Policial Militar Feminina

            A Lei n° 7.576, de 14 de dezembro de 2011, resultante de projeto de lei de autoria da Deputada Ana Cunha, que institui o dia 1º de fevereiro no Estado do Pará como o Dia da Policial Militar Feminina entrou em vigor e foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará nesta sexta-feira (16).



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Assembléia vai instalar Procuradoria da Mulher


O presidente da casa, Manoel Pioneiro, garante que a matéria receberá atenção especial em 2012 e será discutida com a bancada feminina.
A Assembléia Legislativa vai criar a Procuradoria da Mulher. O compromisso foi assumido ontem pelo presidente da casa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), que recebeu em audiência a Deputada Federal Elcione Barbalho (PMDB), juntamente com a bancada feminina da AL, composta pelas deputadas Ana Cunha (PSDB), Simone Morgado, Josefina Carmo, Nilma Lima (PMDB), Rosileide Barros (PSD). Apenas duas deputadas não puderam comparecer à reunião.
Elcione Barbalho, procuradora especial da Mulher na Câmara Federal, solicitou apoio do presidente da AL  e das parlamentares para que a procuradoria seja também implantada no Estado do Pará, com a finalidade de que todas as ações públicas para cumprimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) sejam monitoradas pelo parlamento. Uma garantia de que a violência contra a mulher será combatida de forma efetiva, visando à redução drástica de práticas de abuso contra as mulheres.
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha.
Foto: Ozéas Santos

Deputada participa de sessão especial sobre o turismo


          Na manhã desta quinta – feira a Deputada Estadual Ana Cunha esteve presente na sessão especial que discutiu os rumos do turismo no estado do Pará. Durante a sessão esteve em destaque o projeto de lei que cria a Secretaria Estadual de Turismo.
           A Deputada destacou em seu discurso as melhorias que o povo do PA ganhará com a nova secretaria. “O nosso Pará é grande não só em suas dimensões territoriais, mas também em suas belezas naturais, o projeto que está sendo votado hoje irá valorizar este Estado que é forte, promissor, precisa de união, além de mostrar o quanto é rico em sua imensa diversidade”, destacou.
        Outro ponto importante que foi lembrado pela parlamentar foi o turismo religioso, que hoje coloca o Pará em destaque no mundo, graças à beleza de suas igrejas e, principalmente, pelo Círio de Nazaré. “Nossa senhora de Nazaré tem sido sim a grande matriarca deste Estado”, lembrou.
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lei de Taxa Mineral é aprovada por unanimidade na Assembléia


O Projeto de Lei Ordinária 215/ 2011, que cria a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) e o Cadastro Estadual de Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CFRM), foi aprovado com unanimidade na tarde desta terça-feira (13) na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa).
Foram sugeridas quatro emendas ao projeto, das quais apenas uma, de autoria do deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol), foi rejeitada. As demais, que haviam sido sugeridas pelo relator Raimundo Santos (PR), ainda nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças (CF), foram aprovadas. Uma delas pede a exclusão do projeto de taxa sobre atividade ambiental e recursos naturais, pois segundo o deputado “já existe uma taxa e seria sobreposição de taxas”.
Contribuições – Em sua maioria as emendas sugeridas aperfeiçoaram a redação do Projeto de Lei. Segundo o deputado Carlos Bordalo, a oposição foi “vigilante, atenta, mesmo sabendo que não haveria falha por parte do governo”. Ele disse ainda que a conversa da bancada do PT com o governador Simão Jatene, em reunião na segunda-feira (12), foi uma “agenda de Estado e não de governo”.
O projeto deverá ser encaminhado ao governador ainda esta semana, e o chefe do Executivo terá até 15 dias para publicá-lo no Diário Oficial do Estado. A partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, a lei deve entrar em vigor. A previsão é que nos primeiros três meses seja feito apenas o cadastramento das empresas. Como especificado no texto do projeto, após 90 dias as taxas começarão a ser cobradas. A Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará (Seicom) receberá poder para fiscalizar estas atividades.
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pará permanece unido e Jatene destaca a vitória da democracia


O Estado do Pará não será dividido para a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás. Este foi o resultado do plebiscito, realizado neste domingo, 11, para decidir sobre a divisão do Estado. Dos 3.601.849 votos computados nas 14.249 seções eleitorais, 2.363.561 (66,60%) foram contra Tapajós e 2.344.654 (66,08%) disseram não à criação do estado de Carajás. O "Sim" foi votado por 1.185.546 (33,40%) para o Tapajós e 1.203.574 (33,92%) para o Carajás. Votos brancos e nulos não chegaram a 2%.
Após o final da apuração, o governador Simão Jatene, acompanhado pelo vice-governador Helenilson Pontes, falou em uma coletiva para a imprensa local e nacional sobre o plebiscito, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. “Acredito que a democracia é plena quando a maioria é capaz de perceber a legitimidade e o caráter genuíno dos interesses também das minorias. Uma experiência como essa só pode ter dois resultados: ou ganhamos todos ou perdemos todos. Meu desejo como governador, como paraense e brasileiro é que ganhemos todos. Circunstancialmente esse plebiscito aconteceu no Pará, mas acho que o Brasil precisa se perguntar por que estão no Congresso aproximadamente 20 processos para redivisão territorial. Não dá pra se explicar isso apenas como interesse de grupos políticos locais, acho que isso é simplificar demais a realidade brasileira”, disse o governador.
Pacto pelo Pará
Durante a entrevista coletiva para a imprensa, o governador falou sobre o “Pacto pelo Pará. “Espero que a sociedade paraense entenda que o 'Pacto pelo Pará' não foi um mote de campanha e sim uma estratégia para que sejamos capazes de nos unir em torno de grandes teses, como por exemplo, para discutir a compensação da Lei Kandir”, disse ele, explicando que desde 2006 existe uma ação que está tramitando no Supremo Tribunal Federal e que pede a compensação ao Pará pela perda dos recursos gerados pela Lei Kandir. As exportações representam para a economia do país algo em torno de 12% a 13% do Produto Interno Bruto. No Pará, elas representam 35% do PIB. “Também precisamos ter um tipo de atenção para os Grandes Projetos, para que estes sejam importantes para o desenvolvimento brasileiro, mas que sejam também importantes para a qualidade de vida das pessoas que estão aqui. Não dá pra ser bom para o país e não ser para o Estado”, argumentou.
“É importante que todos saibam que o Pará que é cantando em prosa e verso como o segundo maior saldo da balança brasileira, grande produtor de energia, grande produtor de recursos florestais e etc, têm uma renda per capita que é metade da média nacional, tem um orçamento por habitante que é o 26º orçamento brasileiro e isso precisa ser rediscutido e é nesse sentido que vejo que a sociedade sai mais madura. É possível a construção de uma estratégia, de um 'Pacto' que nos reposicione e ajude a ver a questão da gestão interna”, disse.
Regionalização
Para o governador, não é nova a idéia de regionalização da administração pública, que já vem sendo implantada desde sua gestão passada. Ele citou como exemplo desse esforço a implantação dos Hospitais Regionais, em locais estratégicos do Estado. “A visão de que é necessário ter uma compreensão das diferenças de uma ação regionalizada não é nenhuma novidade, não precisa do plebiscito para nos dizer isso, o que precisamos é nos unir no sentido de aprofundar isso”. Jatene disse que o governo tem um plano estratégico de gestão e que dará continuidade a esse plano de regionalização, com a criação de uma agenda local, independentemente de partidos e crenças e que isso já estaria previsto no Plano Plurianual do Estado.
Em relação ao pedido de maior presença do Estado nos municípios mais distantes, Jatene disse acreditar que não existe uma vocação ao confronto e sim uma busca de alternativas. "E o caminho para isso é a criação de um programa de governo que podemos construir juntos”.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha

domingo, 4 de dezembro de 2011

Santa Casa promove evento sobre amamentação


      A Fundação Santa Casa promove, quarta-feira (7), o evento “De peito aberto para a amamentação”. O objetivo é resgatar na história da Santa Casa, o trabalho e o empenho na continuidade das ações desenvolvidas enquanto Hospital Amigo da Criança. Nos últimos anos, o Brasil vem desenvolvendo políticas de apoio ao aleitamento materno. Na perspectiva hospitalar uma das estratégias mais disseminadas pelo país e de abrangência mundial é a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A programação acontece no auditório do hospital, com especialistas sobre amamentação, como Keiko Teruya, de São Paulo, que falará das experiências proveitosas na iniciativa Hospital Amigo da Criança.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ana Cunha visita ramais e rodovias em Barcarena e Moju

            Durante esta segunda-feira, 28, a Deputada Ana Cunha, acompanhada do Secretário de Obras do Estado do Pará, Joaquim Passarinho e técnicos da referida secretaria, visitaram ramais e rodovias nos municípios de Barcarena e Moju com o objetivo de analisar a atual situação das vias de acesso à esses municípios, bem como às comunidades que ali vivem, a fim de propor melhorias à população local.
          Em Barcarena, a visita à rodovia Moura Carvalho contou também com a presença dos representantes das comunidades do Patauateua, Tauaporanga, Bacuri, Monte Santo, São Luiz e CDI, que contribuíram mostrando através da ótica do morador local, os problemas relacionados à atual situação da rodovia.
         De lá, a Deputada e o Secretário seguiram para a comunidade do Araticu, também buscando estruturar melhorias nas condições das estradas. Na oportunidade se fez presente o pastor Raiol e a Professora Noemy.
       Já no município de Moju, a Deputada Ana Cunha e o secretário Joaquim Passarinho analisaram a situação do ramal conhecido como Estirão do Mamão. Junto a eles, estava o ex-vereador e grande liderança do município Deodoro Pantoja (Iéié).

Pró – Paz Cidadania encerra ano com 12 mil atendimentos no Jurunas


A última edição do Pro Paz Cidadania em 2011 aconteceu neste domingo (27), no bairro do Jurunas. Nos 10 meses de implantação do projeto foram atendidos cerca de meio milhão de pessoas nas áreas de saúde, emissão de documentos, atendimento jurídico e atividades lúdicas. Foi a primeira vez que o Pró - Paz Cidadania aconteceu no bairro do Jurunas, um dos mais populosos e tradicionais de Belém. Na Escola Placídia Cardoso, que funcionou como base da ação, foram realizados quase 12 mil atendimentos.
A vendedora Helen Fortes tirou a segunda via da Certidão de Nascimento da filha mais nova, e disse ter ficado impressionada com a qualidade do atendimento e o com a variedade de serviços gratuitos. “O atendimento é excelente. Não tive nenhuma dificuldade. Já faz tempo que tento conseguir essa segunda via, mas é muito caro retirar uma. Aqui o serviço é gratuito e ainda é perto de casa. Vim com vários vizinhos que estão espalhados pela escola, cada um resolvendo um tipo de problema”, contou Helen.
O atendimento rápido e completo é uma das características do “Presença Viva”, programa responsável pelas ações na área de saúde dentro do Pro Paz Cidadania. Os ônibus onde foram montados os consultórios e laboratórios resultam de um investimento de quase R$ 400 mil, para deixá-los em condições de atendimento.
“Os nossos ônibus estavam completamente sucateados no início deste ano, mas já foram reformados, e ainda teremos mais investimentos para o ano que vem, com a ampliação dos serviços de exames laboratoriais, raio X, ultrassom e endoscopia”, informou Hebe Ripardo, coordenadora do “Presença Viva”.
As atividades lúdicas chamaram a atenção das crianças. Roda de capoeira, noções de trânsito com agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e oficina de pintura e desenho com técnicos da Fundação Curro Velho fizeram parte da programação. O Pró -  Paz Cidadania encerrou as ações deste ano. Em 2012 o projeto retomará o atendimento à população, com a ampliação das atividades.
Fonte: Secom
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha

domingo, 27 de novembro de 2011

Ophir Loyola faz campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer


        
        O Hospital Ophir Loyola promove, de 28 a 30 deste mês, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é comemorado domingo (27). O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de exames periódicos, hábitos saudáveis, prevenção e detecção precoce como formas de descobrir tumores iniciais e aumentar as chances de sucesso no tratamento.      
       Na ocasião serão oferecidos serviços como pesagem, verificação de pressão, avaliação e orientação nutricional, orientação para o cuidado da voz e para atendimento na rede referenciada do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de panfletos sobre diversos tipos de câncer.