sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

80 anos da Conquista do Voto Feminino no Brasil




Segundo o TSE (2010), do total de 135.804.433 eleitores, 70.373.971 são mulheres, um percentual de 51, 8%.
Hoje, 24 de fevereiro de 2012, completa 80 anos a instituição, no Brasil, do direito feminino de votar . Parabéns a todas as mulheres que lutam, acreditam e decidem o futuro do nosso país!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caravana do Pro Paz leva cidadania à população do Marajó


Pela primeira vez, uma ação de cidadania vai passar por todos os municípios do Marajó. Através dos projetos Pro Paz Cidadania Presença Viva, a população de 16 municípios da região e de Oeiras do Pará, vai ter acesso a serviços nas mais diversas áreas, desde emissão de documentos a atendimentos na área da saúde, além de entretenimento.
Os programas de promoção e proteção social do Governo do Estado, embarcam para a região na madrugada desta sexta-feira, 24, um grupo de quase 200 servidores vão passar 73 dias no Marajó. Para realizar o trabalho, uma mega estrutura precisou ser montada. Um barco e uma balsa com gerador irão transportar servidores, materiais e nove unidades móveis de saúde, sendo duas carretas e sete ônibus, equipados com aparelhos de alta tecnologia, consultórios e até uma fábrica de óculos.
A ação terá capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por município. A expectatica é que sejam feitos cerca de 400 mil atendimentos nesses quase três meses de trabalho. O objetivo é garantir o acesso da população mais carente a serviços de atenção às necessidades básicas do cidadão, realizando ações de mobilização junto aos municípios para o fortalecimento da cidadania.
A comunidade terá acesso a mais de 50 serviços, entre eles emissão de documentos, assistência  jurídica, atendimento e exames médicos em diversas especialidades, consultas odontológicos, além de atividades voltadas à área da cultura e educação. A coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, ressalta a importância dessa ação na região. ”A região foi escolhida por apresentar indicadores que merecem uma atenção especial, tais como o seu índice de desenvolvimento humano até seu PIB per capta. Para termos ideia, o PIB da região do Carajás, que é o maior do Estado é de 19.280, enquanto que a do Marajó, que é o menor, é de somente 2.923 per capita. Esse dado inevitavelmente tem como consequência situações de extrema pobreza, daí a necessidade do Estado se fazer presente no intuito de minimizar problemas na garantia de direitos e melhora na qualidade de vida”.
Outro problema no Marajó é o Índice de desenvolvimento Humano (IDH) da região, que é um dos mais baixos do Estado (0,63). Do total de sua população que é de 482.285 habitantes, 180.048 estão em situação de extrema pobreza, ou seja, quase 34% da população.
Certidão
O Programa também tem como meta combater o subregistro no Marajó. De acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo IBGE, das 132.367 crianças de 0 a 10 anos, 12.027 não têm registro de nascimento. Essa estatística representa pouco mais de 10% das crianças da região e é como se elas não existissem. “Essas crianças precisam ser registradas para que tenham seus direitos garantidos, como ter acesso aos programas sociais, nas áreas da educação, saúde, entre outros. E assim ter a garantia de um futuro melhor”, disse Jorge Bittencourt, coordenador do Pro Paz Cidadania.
O Pro Paz Integrado também vai fazer uma trabalho intensivo na região, voltado para o atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual, através de campanha e ações nas delegacias, conselhos tutelares, CRAS, Creas, hospitais e áreas jurídicas. “Nosso foco é monitorar, avaliar e padronizar os serviços oferecidos na região, assim reduzimos a impunidade e combatemos a violência”, disse Eugênia Fonseca, coordenadora do Projeto. A ação passará em média três dias em cada munícipio. A rota começa por Ponta de Pedras e vai até Salvaterra.

Agenda do Pro Paz Cidanida:
Ponta de Pedras: 25 a 27/02
Muaná: 29/02 a 2/03
São Sebastião da Boa Vista: 4 a 6/03
Curralinho: 8 a 10/03
Oeiras do Pará: 12 a 14/03
Bagre: 16 a 18/03
Breves: 20 a 23/03
Melgaço: 25 a 27/03
Portel: 29 a 31/03
Anajás: 2 a 4/04
Gurupá: 6 a 8/04
Afuá: 10 a 12/04
Chaves: 14 a 16 /04
Santa Cruz do Arari: 28 a 30/04
Cachoeira do Arari: 2 a 4/05
Soure: 6 a 8/05
Salvaterra: 10 a 12/05

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estado vai distribuir 300 mil preservativos durante o Carnaval



      O Governo do Estado executa a partir desta quinta-feira, 16, uma grande operação para garantir a segurança, saúde e integridade de todos os cidadãos que vão aproveitar o período do Carnaval no interior ou nos eventos da capital. Durante os dias de folia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Governo vai viabilizar o acesso a informações sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, dengue e hepatites virais, com ênfase na prevenção, além de distribuir pelo menos 300 mil preservativos. A operação também conta com o Sistema Integrado de Segurança Pública, que agirá com um plano estratégico que tem como objetivo principal a redução das mortes no trânsito.
     Ao longo do Carnaval, a Sespa realizará atividades educativas nos municípios mais procurados pelos foliões, como os balneários de Belém e municípios de Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Vigia, Marudá, Cametá, Abaetetuba e Barcarena. Este ano, a campanha terá disponíveis 300 mil preservativos masculinos, que serão distribuídos com orientação da equipe técnica juntamente com outros materiais educativos, como porta-celular e lixocar.
     Além das 300 mil camisinhas que serão distribuídas, o Estado também abasteceu as Regionais de Saúde com 2 milhões de preservativos para utilização em atividades educativas na quadra carnavalesca nos 143 municípios paraenses. A campanha também será realizada com a utilização de outdoors, mídia de rádio, busdoor e cartazes adesivos, que serão afixados nos banheiros.
Policiamento estratégico garantirá carnaval seguro
     A Polícia Militar (PM) irá atuar em duas frentes de trabalho operacional durante o Carnaval. A primeira delas é a operação “Rumo à Folia”, na qual os PMs vão fazer o policiamento ostensivo nas principais vias de acesso ao interior. O objetivo é a redução da criminalidade, principalmente os assaltos e os acidentes de trânsito. Para isto, 750 policiais trabalharam desde a quinta-feira em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros órgãos parceiros.
     A outra frente de ação da PM será na operação que terá início na sexta-feira, e ocorrerá paralela à “Rumo à Folia”. Será feito o reforço no policiamento ostensivo, com objetivo de reprimir diversas práticas criminosas. A ação acontecerá em 26 localidades do Estado, com reforço de 670 PMs, que se somarão aos quase 10 mil policiais escalados para o período. Os municípios de Vigia, Mosqueiro e Salinópolis receberão os maiores efetivos de reforço durante o período.
     O policiamento reforçado durante o Carnaval contará ainda com o trabalho da Polícia Civil, que atingirá pelo menos 31 municípios. Serão 168 policiais civis e 29 viaturas caracterizadas. A PC participará do policiamento nas barreiras nas estradas e das demais operações nas cidades, reforçando o efetivo nas delegacias para combater e reprimir todos os tipos de crimes. As divisões Especializada em Meio Ambiente e a de Atendimento ao Adolescente também vão dispor de efetivo para fiscalizações em estabelecimentos e locais públicos, bem como vão monitorar as denúncias.
     Além das polícias Militar e Civil, também atuam no plano estratégico de Segurança Pública neste Carnaval o Detran, o Centro de Perícias Científicas (CPC) "Renato Chaves", o Corpo de Bombeiros, a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e os demais órgãos municipais e federais de segurança e fiscalização do trânsito. O trabalho irá se concentrar nas vias de acesso aos municípios, em barreiras.
    Será realizada a conscientização para orientar os motoristas contra imprudências no trânsito, que costumam ser a causa de acidentes nas rodovias do Estado nos feriados prolongados. Os agentes utilizarão etilômetros (bafômetros) para constatar e coibir o consumo de álcool pelos motoristas. Este tipo de fiscalização contará com o apoio, ainda, do CPC, que terá um posto móvel que percorrerá vários municípios para realizar exame de dosagem alcoólica por meio de avaliação clínica.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sespa e Instituto Evandro Chagas assinam termo de cooperação científica






















       A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Instituto Evandro Chagas (IEC) assinaram nesta segunda-feira (13) um Termo de Cooperação Técnico-científica para subsidiar inquéritos epidemiológicos nacionais ligados às doenças equistossomose e tracoma. Pelo documento, equipes da Sespa atuarão em parceria com profissionais do Instituto, contribuindo para o mapeamento que está sendo realizado em todo o país, recentemente viabilizado pelo Ministério da Saúde.
      O acordo possibilita também a colaboração do IEC em projetos de pesquisa em saúde pública e trabalhos executados pela Coordenação Estadual de Vigilância e Controle da Esquistossomose/Geohelmintoses e Tracoma da Sespa. O termo foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e pela diretora do Instituto Evandro Chagas, Elizabeth Santos.
     Conforme o documento, a partir dos projetos intitulados “Busca ativa de casos de triquíase tracomatosa em populações rurais de municípios com bolsões históricos” e “Epidemiologia das geohelmintoses em áreas de transmissão ativa de esquistossomose no Pará”, ambos desenvolvidos pelo IEC, serão estudadas populações indígenas, quilombolas e de outras localidades, para atender metas do Ministério da Saúde, que no início deste mês, em parceria com Estados e Municípios, começou a intensificar as ações de combate às chamadas doenças negligenciadas.
      Também chamadas de doenças em eliminação, as doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
      O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 25,9 milhões para que os 26 Estados e o Distrito Federal fortaleçam as ações de vigilância epidemiológica (promoção, prevenção e controle) contra hanseníase, esquistossomose, tracoma e geohelmintoses. Ao Pará foram destinados R$ 2.993.000,00.
        Para receberem os recursos, os municípios definiram, juntamente com seus Estados, os planos com as ações que serão adotadas por cada região para o controle dessas doenças.
Soma de esforços - Após a assinatura do termo, Helio Franco destacou que toda parceria com os cientistas do Instituto Evandro Chagas é bem vinda, e só faz somar ao esforço que o governo do Estado vem fazendo para melhorar as condições de saúde da população, principalmente em locais de difícil acesso, como a região do Arquipélago do Marajó.
         A diretora do IEC, Elizabeth Santos, reafirmou que as metas preconizadas pelos parceiros visam intensificar os esforços para aumentar o compromisso político e técnico no atendimento destas populações, em busca do real conhecimento dos índices epidemiológicos do tracoma, da esquistossomose e das geohelmintoses como doenças negligenciadas, que necessitam de atenção por parte das instituições de saúde pública.
          No Pará, a situação do tracoma (inflamação crônica da conjuntiva e da córnea, que pode levar à cegueira), ainda é desconhecida, e pode persistir nas microrregiões consideradas antigos bolsões de tracoma, geralmente locais de difícil acesso. A doença, que pode evoluir até a cegueira, geralmente requer tratamento cirúrgico para melhoria da qualidade de vida dos portadores.
       A parceria prevê ainda a elaboração do Plano Estadual de Eliminação do Tracoma, para a obtenção de certificado de Estado livre da doença. Conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa meta deve ser atingida até 2020.
          No Pará, em relação a esquistossomose (parasitose também conhecida como barriga d'água) e às geohelmintoses (infecções parasitárias dos intestinos), o estudo terá como objetivo principal a obtenção de índices epidemiológicos que reflitam a real situação das doenças no Estado, além da incorporação de novas abordagens metodológicas para o diagnóstico.
Capacitação - As duas instituições também assumiram o compromisso de investir na capacitação de servidores estaduais e municipais sobre o assunto, e em educação em saúde, a fim de beneficiar pessoas em idade escolar, em fase produtiva, indígenas e quilombolas, todas consideradas como vulneráveis para esquistossomose, geohelmintoses e tracoma.
       O documento foi assinado nas presenças do coordenador estadual de Controle de Endemias, Bernardo Cardoso, e dos técnicos do Instituto Evandro Chagas, João Carlos Lopes, administrador; Izabel Rodrigues, cooordenadora do Laboratório de Parasitoses Intestinais e Malacologia; Stefan Geiger, pesquisador responsável pelo Laboratório de Diagnóstico em Esquistossomose e Geohelmintoses; Monica Moraes, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Protozooses Intestinais; Joana Favacho, coordenadora do Laboratório de DST/Tracoma, e Danielle Brasiliense, pesquisadora do Laboratório de DST/ Tracoma.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Inaugurada Primeira UPA 24h do Pará e central do Samu em Capanema






















     Habitantes de Capanema e dos demais municípios do nordeste do Pará agora contam com atendimento de urgência e emergência 24 horas. O governador Simão Jatene inaugurou na tarde deste sábado (11) a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Pará, que tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia, e a Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu). Acompanhado de secretários de Estado, autoridades do Senado, das bancadas federal e estadual, e do prefeito de Capanema, Eslon Martins, Jatene visitou as instalações das unidades e ressaltou a importância deste investimento no Pará.
    “Esta é uma bela demonstração de que o trabalho em conjunto traz benefícios à população. A UPA e a Central do Samu, que vão beneficiar Capanema e vários outros municípios desta região do Estado, contam com investimentos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, do Estado e do município de Capanema. Esta é a primeira de muitas outras UPAs que estamos instalando, com o apoio federal e dos municípios”, disse o Governador.
      Segundo ele, o esforço de todos os servidores que trabalharam na UPA e na Central do Samu fará com que o serviço prestado à população seja de qualidade. “Quem transforma a sociedade é a própria sociedade. As pessoas que vão trabalhar nestas unidades terão um local digno para trabalhar, bem equipado, e poderão oferecer o melhor aos pacientes”, afirmou.
      A UPA de Capanema está equipada com equipamento de raio X, laboratório para exames, aparelho para eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Na unidade, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas, e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quando o paciente chegar à unidade, os médicos vão prestar socorro, controlar o problema e fazer o diagnóstico, analisando se será necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h.
Regulação - Paralelamente à inauguração da UPA, Simão Jatene inaugurou a primeira Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 da região, que deve atender 38 municípios do nordeste paraense e beneficiar cerca de 1,3 milhão habitantes.

A estratégia de atendimento da UPA de Capanema está relacionada ao trabalho do Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Os pacientes serão avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24h, ou, se necessário, removidos para um hospital de referência.
      Durante a inauguração, o governador reafirmou para a população de Capanema que o Estado construirá na cidade um hospital equipado para atendimentos de alta e média complexidade, ampliando ainda mais a rede de saúde da região, que contará com outro hospital do mesmo porte no município de Castanhal. Os recursos para a construção dos novos hospitais estão previstos no Plano Plurianual do Governo.
 Estrutura - A população de Capanema ressaltou a importância dos investimentos na área de saúde na região. A dona de casa Maria de Jesus Sousa, 55 anos, disse que é um alívio ter a infraestrutura que a cidade está ganhando. “Agora a gente pode ficar mais tranqüilo se precisar de hospital, pois sabemos que a estrutura está aqui, graças a todos esses investimentos”, disse ela.
      A nova UPA foi habilitada pela Portaria nº 427, de 2 de março de 2010, com recursos do governo federal estimados em R$ 2 milhões, liberados por meio do Programa Fundo a Fundo, para a construção e compra de equipamentos. Erguida numa área com cerca de mil metros quadrados, na Rua Laudelino Valente, no bairro de São Cristóvão, a Unidade será mantida com o regime estilo tripartite de gestão, que envolve as três esferas de governo.
      Por mês, o Ministério da Saúde repassará à Unidade R$ 300 mil, enquanto o governo do Estado e a prefeitura de Capanema repassarão, cada um, R$ 150 mil, colaborando com a manutenção. A estrutura oferecerá assistência de urgência 24h, com 11 leitos de observação.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pró Paz intensifica combate à criminalidade na Terra Firme

      Desde a inauguração da Unidade Integrada Pró Paz (UIPP), na Terra Firme, em Belém, no mês de dezembro, mais de 30 flagrantes de tráfico de drogas já foram realizados pelos policiais civis e militares que trabalham na área. Segundo a delegada Tânia Nascimento, o dado é resultado de um trabalho estratégico que o sistema de Segurança Pública do Estado está desenvolvendo, buscando combater o comércio das drogas para conter a criminalidade.
      De acordo com Tânia, a repressão ao tráfico de drogas é o principal objetivo da unidade, pois a Polícia acredita que os demais crimes são resultado do comércio de entorpecentes. “Já verificamos que combatendo do tráfico a gente consegue reduzir os outros crimes. Por isso as rondas especiais em viaturas e motocicletas, inclusive, e o monitoramento por câmeras em pontos estratégicos”, ressaltou.
        Os dados da UIPP mostram a redução, principalmente, nos crimes considerados mais violentos, como o homicídio. Em janeiro de 2010, o bairro da Terra Firme registrou 13 casos. No ano passado, o número reduziu para três homicídios. Em janeiro deste ano, o registro se manteve o mesmo. A delegada afirma que este dado é considerado positivo, mas acredita que, a partir do trabalho que está sendo desenvolvido de repressão às drogas, os índices da criminalidade serão cada vez menores na área.
        “A delegacia funciona 24 horas por dia, com atendimento especializado à população. Antes a delegacia da Terra Firme funcionava até às 18h e só abria novamente às 8h. Enquanto isso a população tinha que ir a alguma seccional fazer sua queixa. Hoje nós estamos em tempo integral aqui na Unidade Integrada Pro Paz, com rondas especializadas, monitoramento por imagem a partir de sete câmeras instaladas em pontos estratégicos do bairro, buscando combater, principalmente, o tráfico de drogas”, explica a delegada, que destacou também que, com a nova estrutura da Polícia no bairro, o efetivo policial também está maior.
     Tânia ressaltou a importância de o cidadão realizar denúncias pelo número 181, conhecido como “Disk Denúncia”. Segundo ela, a partir das ligações, que são monitoradas diariamente, a Polícia pode realizar operações e incursões pelo bairro, combatendo a criminalidade.

Governo do Pará e Unicef firmam parcerias para combater desigualdades na Amazônia

        Enfrentar as desigualdades e valorizar as diferenças na Amazônia. Esse foi o tema que norteou a reunião entre o novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Gary Stahl, e o governador Simão Jatene, realizada na manhã desta quarta-feira, 8, no Comando Geral da Polícia Militar do Pará. Durante a reunião, o governador e o representante da Unicef discutiram a possibilidade de construir uma parceria que possa criar metodologias e indicadores para permitir a análise de dados sociais e econômicos de forma integrada.
        “É preciso formular e ter um conjunto de sinalizadores que nos permitam um acompanhamento dos índices. Já estamos fazendo algo semelhante na área da segurança pública com um acompanhamento diário no índice de violência. Isso tem nos permitido a saber exatamente onde o problema está acontecendo”, explicou o governador.
       Segundo Gary, o Unicef pode trazer para o Estado um sistema de inovação e tecnologia que permita o monitoramento desses indicadores a cada seis meses. “Os indicadores sociais podem acelerar o trabalho e melhorar a vida das pessoas na Amazônia”. Na opinião do representante da Unicef, um indicador que chama bastante atenção é o número de crianças que não possui certidão de nascimento na Amazônia.
       Sobre este tema, a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, ressaltou a importância do programa Pro Paz Cidadania, que no ano de 2011 realizou mais de 400 mil atendimentos e diminuiu consideravelmente o índice de sub-registro no interior do Pará. Ela relembrou, ainda, que neste ano, o programa irá para a região do Marajó, onde ficará por 72 dias realizando atendimento principalmente nos municípios de Melgaço e Portel, aonde o índice de sub-registro chega a cerca de cinco mil.
            O encontro com o chefe do Executivo foi o primeiro compromisso de Gary e sua comitiva, em uma agenda extensa em Belém. O representante da Unicef já passou pelo Estado do Maranhão e depois do Pará, seguirá para o Amazonas – os três Estados onde há escritórios do Unicef na região da Amazônia Legal. “Nós conhecemos a realidade que o Pará enfrenta e sabemos o quanto é difícil trabalhar em algumas determinadas regiões, porém, estamos muito satisfeitos com o empenho que o governo do Estado tem tido na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É muito bom chegar em um lugar e ver que tem um governo que está disposto a ser nosso parceiro e que luta pelas mesmas causas que nós defendemos. Sentimos também uma abertura muito grande com o governador para falar de verdade quais são os problemas, se o que o governo esta fazendo funciona ou não e se o que o Unicef está fazendo está funcionando ou não”, afirmou Gary.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Alunos da rede pública têm encontro com o escritor Walcyr Monteiro


       As histórias de visagens e assombrações contadas pelo escritor Walcyr Monteiro, membro da Academia Paraense de Letras, prenderam a atenção de estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro Alcides Carneiro, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém. A conversa com o autor de livros que narram histórias do imaginário popular paraense aconteceu nesta terça-feira (7), durante o “Encontro com o escritor da terra”, uma programação da comunidade escolar.
      Com a atividade, os alunos são incentivados a conhecer mais sobre literatura e a cultivar o hábito da leitura de obras de escritores da região. A ação é interdisciplinar e mobilizou todos os estudantes em torno do tema, por meio de pesquisas e confecção de cartazes sobre a obra “Lendas, assombrações e encantamentos da Amazônia”, de Walcyr Monteiro. Os alunos apresentaram uma performance da “Matinta Pereira”, uma das lendas narradas na obra de Walcyr. A programação contou ainda com teatro de fantoches, contadores de histórias e a participação do cantor Mário Mousinho e da Banda Marcial da escola.

     Tradição - Walcyr Monteiro falou sobre a transformação da tradição oral e o conteúdo das narrativas, a partir da popularização da televisão, quando as histórias do imaginário amazônico, contadas “na porta de casa”, foram dando espaço aos comentários sobre as novelas e o restante da programação.
        Ele destacou a importância de se recuperar e valorizar o conhecimento popular e a memória das narrativas. “Estou muito feliz de estar aqui pregando a cultura da região. Nós precisamos nos conhecer um pouco melhor. Nascemos em uma região encantada e encantadora por natureza”, afirmou o escritor.
        A habilidade de Walcyr de contar histórias encantou os estudantes. Jeane da Silva, 18 anos, pesquisou a trajetória profissional do escritor, durante as aulas de letramento na sala de leitura da escola. “Eu já tinha escutado o meu irmão falar que fez uma pesquisa na escola dele. Também já tinha escutado algumas dessas histórias, como a da Moça do Táxi. Fui lendo na internet e na sala de leitura, e me interessei bastante”, relatou a jovem. Para ela, a metodologia aplicada pelos professores durante o projeto foi bastante positiva. “Achei muito válido porque a gente aprendeu em sala de aula e agora está praticando”, acrescentou.
       De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Ana Lúcia Monteiro da Cunha, a ideia é colocar em prática estratégias de ensino de forma interdisciplinar, com atividades extra classe. “Conhecer as obras de Walcyr Monteiro é desvendar a cultura amazônida, seus mistérios, tradições e crendices", afirmou a coordenadora. A ação, destacou, visa sensibilizar os alunos para a leitura e a escrita, contribuindo para sua formação como cidadãos e despertando o gosto pela leitura".

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uepa oferecerá curso de Medicina no campus de Marabá

UEPA - Reitoria
    O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá (município do sudeste paraense), começa ainda em 2012 o seu processo de expansão, que deve permitir, entre outros avanços, a implantação do curso de Medicina, prevista na Agenda Mínima do governo do Estado. Nesta terça-feira (7), às 8h30, antes da Aula Magna que marca o ingresso dos calouros no ensino superior, a Prefeitura de Marabá oficializará a doação de um terreno anexo ao prédio da Uepa, para abrigar o novo Polo de Formação em Saúde.
    A iniciativa, que terá laboratórios, salas de aula e um Posto Saúde Escola, visa atender toda a região sudeste. As obras de construção do Polo devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.
     A solenidade contará com as presenças de autoridades do município, da Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), da reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, e de outros membros da instituição. O cronograma de obras apresentado pela Universidade prevê o processo licitatório entre os meses de fevereiro e março.
    O campus de Marabá foi criado há 18 anos. Hoje, oferece seis cursos de graduação regulares - Biomedicina (com a primeira turma iniciando em agosto de 2012), Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Tecnologia Agroindustrial (com habilitações em Alimento e Madeira), Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), executado em parceria com o Ministério da Educação, são ofertados os cursos de Educação Física, Pedagogia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Geografia.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Operação Anjo da Guarda recolhe das ruas menor em situação de risco

      
        A Polícia Militar deflagrou na noite deste sábado (4), nos bairros Batista Campos, Terra Firme, Jurunas e Guamá, a operação Anjo da Guarda, com o objetivo de inibir a presença de crianças e adolescentes em locais impróprios, como casas noturnas, bares, motéis e pousadas. A ação teve a participação de policiais civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e membros do Conselho Tutelar e Juizado de Menores.
        As abordagens começaram no Jurunas, onde a polícia havia recebido denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Em um bar localizado na rua Fernando Guilhon, a polícia encontrou adolescentes e o Detran autuou menores de idade conduzindo motocicleta sem capacete e sem habilitação. “A operação é uma verdadeira parceria entre diversos órgãos, todos com o mesmo objetivo de reduzir a violência e garantir tranquilidade e segurança para a população”, disse o coordenador da operação, Ildefonso Hamnemm.
    Os policiais retiraram ainda de uma arena esportiva localizada na rua São Miguel, também no Jurunas, 15 crianças e adolescentes em um jogo de futebol regado a bebida e cigarro. Já passava da meia-noite quando a equipe da operação chegou ao local. Os menores foram colocados em um microônibus e levados para o Conselho Tutelar, de onde só sairão com a presença dos responsáveis. “Eles estão em um local que é considerado de risco e sem a presença dos pais. Além disso, o horário é inapropriado para que essas crianças fiquem sozinhas na rua”, explicou o agente de proteção do Juizado de Menores, Eli Araújo.
       A população apoiou a iniciativa policial, que também tem a meta de apreender armas e recapturar foragidos da Justiça. Muitos moradores acompanhavam da janela de casa o decorrer da ação. “Com esse tipo de fiscalização nos sentimos mais seguros e com os nossos direitos preservados”, disse a empresária Mônica Maia, moradora do Jurunas.
     A operação Anjo da Gurda foi a segunda ação policial em Belém neste fim de semana. Na última sexta-feira, a PM saiu às ruas com a operação Hypnos, que ocorreu nos bairros Benguí, Pratinha e Tapanã. A ação fiscalizou o funcionamento ilegal de estabelecimentos noturnos, como bares e casas shows.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hoje é dia da Policial Militar Feminina no Pará


"Hoje quero comemorar e  parabenizar todas essas profissionais que com sua garra, competência e determinação fazem há mais de 30 anos do nosso Pará um lugar melhor e mais seguro. Não poderia deixar de agradecer a cada uma de vocês, mulheres da corporação, por acreditarem no nosso trabalho para o reconhecimento oficial desta data que é de vocês. Parabéns a todas as mulheres que compõem com muita honra a Polícia Militar do Pará!"

Um forte abraço,
Deputada Ana Cunha.


 

     O dia da Policial Militar Feminina no Pará foi instituído na Lei n° 7.576, de 14 de dezembro de 2011, resultante de um projeto de lei de autoria da Deputada Ana Cunha.