O Governo do Estado executa a partir desta quinta-feira, 16, uma grande operação para garantir a segurança, saúde e integridade de todos os cidadãos que vão aproveitar o período do Carnaval no interior ou nos eventos da capital. Durante os dias de folia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Governo vai viabilizar o acesso a informações sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, dengue e hepatites virais, com ênfase na prevenção, além de distribuir pelo menos 300 mil preservativos. A operação também conta com o Sistema Integrado de Segurança Pública, que agirá com um plano estratégico que tem como objetivo principal a redução das mortes no trânsito.
Ao longo do Carnaval, a Sespa realizará atividades educativas nos municípios mais procurados pelos foliões, como os balneários de Belém e municípios de Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Vigia, Marudá, Cametá, Abaetetuba e Barcarena. Este ano, a campanha terá disponíveis 300 mil preservativos masculinos, que serão distribuídos com orientação da equipe técnica juntamente com outros materiais educativos, como porta-celular e lixocar.
Além das 300 mil camisinhas que serão distribuídas, o Estado também abasteceu as Regionais de Saúde com 2 milhões de preservativos para utilização em atividades educativas na quadra carnavalesca nos 143 municípios paraenses. A campanha também será realizada com a utilização de outdoors, mídia de rádio, busdoor e cartazes adesivos, que serão afixados nos banheiros.
Policiamento estratégico garantirá carnaval seguro
A Polícia Militar (PM) irá atuar em duas frentes de trabalho operacional durante o Carnaval. A primeira delas é a operação “Rumo à Folia”, na qual os PMs vão fazer o policiamento ostensivo nas principais vias de acesso ao interior. O objetivo é a redução da criminalidade, principalmente os assaltos e os acidentes de trânsito. Para isto, 750 policiais trabalharam desde a quinta-feira em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros órgãos parceiros.
A outra frente de ação da PM será na operação que terá início na sexta-feira, e ocorrerá paralela à “Rumo à Folia”. Será feito o reforço no policiamento ostensivo, com objetivo de reprimir diversas práticas criminosas. A ação acontecerá em 26 localidades do Estado, com reforço de 670 PMs, que se somarão aos quase 10 mil policiais escalados para o período. Os municípios de Vigia, Mosqueiro e Salinópolis receberão os maiores efetivos de reforço durante o período.
O policiamento reforçado durante o Carnaval contará ainda com o trabalho da Polícia Civil, que atingirá pelo menos 31 municípios. Serão 168 policiais civis e 29 viaturas caracterizadas. A PC participará do policiamento nas barreiras nas estradas e das demais operações nas cidades, reforçando o efetivo nas delegacias para combater e reprimir todos os tipos de crimes. As divisões Especializada em Meio Ambiente e a de Atendimento ao Adolescente também vão dispor de efetivo para fiscalizações em estabelecimentos e locais públicos, bem como vão monitorar as denúncias.
Além das polícias Militar e Civil, também atuam no plano estratégico de Segurança Pública neste Carnaval o Detran, o Centro de Perícias Científicas (CPC) "Renato Chaves", o Corpo de Bombeiros, a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e os demais órgãos municipais e federais de segurança e fiscalização do trânsito. O trabalho irá se concentrar nas vias de acesso aos municípios, em barreiras.
Será realizada a conscientização para orientar os motoristas contra imprudências no trânsito, que costumam ser a causa de acidentes nas rodovias do Estado nos feriados prolongados. Os agentes utilizarão etilômetros (bafômetros) para constatar e coibir o consumo de álcool pelos motoristas. Este tipo de fiscalização contará com o apoio, ainda, do CPC, que terá um posto móvel que percorrerá vários municípios para realizar exame de dosagem alcoólica por meio de avaliação clínica.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário