Plataforma na internet mostra o cumprimento de compromissos de 55 secretarias municipais de educação de 17 Estados
O Instituto Rodrigo Mendes lançou nesta quinta-feira uma plataforma na internet que permite acompanhar o cumprimento de metas de 55 secretarias municipais de educação para a inclusão de alunos especiais. O projeto Gestão Pública, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), simplifica o acompanhamento dos compromissos assumidos pelos governos e facilita a comunicação entre os interessados.
O Gestão Pública apresenta uma ferramenta de ranking, com atualização das informações publicadas pelas próprias secretarias – como prazos, objetivos, estratégias e realizações –, na qual é possível acompanhar o progresso percentual dos compromissos assumidos por cada cidade e escola. A população também pode comentar as propostas e enviar sugestões às secretarias.
“Nosso objetivo é fomentar ao máximo a construção de um conhecimento coletivo sobre educação inclusiva, de maneira transparente, colaborativa e consistente”, diz Rodrigo Mendes, presidente da ong que há 18 anos se dedica à educação inclusiva.
A ideia de criar um ambiente on-line para que as próprias secretarias de educação pudessem publicar seus objetivos, estratégias e resultados surgiu em outubro de 2011, no 12º encontro do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades. Desde então, 55 secretarias municipais de educação vêm desenvolvendo objetivos, estratégias e prazos de seus compromissos com a educação inclusiva.
As cinco secretarias que mais se destacarem durante o ano serão homenageadas pelo MEC, em outubro, durante o encontro do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades deste ano.
O projeto foi viabilizado com a colaboração de associações e empresas privadas, como Abadhs, Atlas Schindler, EMC, Gerdau, IBM, Instituto C&A, Instituto Camargo Corrêa, JP Morgan, Microsoft, TAM e Undime.
Fonte: IG São Paulo
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