quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Belém Sediará encontro nacional sobre DST e Aids


     Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), organizações de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids se reunirão na próxima sexta-feira (11) até segunda-feira (14), no Hilton Hotel, em Belém, durante o XVI Encontro Nacional de ONGs-Aids (Enong). A finalidade é discutir a situação dessas doenças no Brasil, além de avaliar as políticas governamentais e eleger prioridades das ações e estratégias de controle e prevenção de DSTs e Aids nos próximos dois anos.
Com o tema "Ativismo: Crise, Identidade e Reivindicação", o encontro receberá 250 participantes, sendo 200 delegados, 30 convidados e 20 membros da organização local. Também participarão observadores e ativistas africanos, que visitam o país para conhecer as organizações sociais brasileiras.
A capital paraense será a primeira cidade da Região Norte a sediar um evento desse porte. Segundo a coordenação do Enong, o eixo central do encontro é a promoção de um debate nacional, com proposições coletivas, realizadas pelo Movimento Social de Luta Contra a Aids, visando fortalecer a política nacional de assistência e prevenção à epidemia de HIV/Aids, na perspectiva dos direitos humanos, do respeito às diferenças e da equidade.
Durante o evento serão debatidos em mesas redondas, palestras e grupos de trabalho temas relacionados às infecções, hepatites virais, tuberculose, criminalização da transmissão do HIV, previdência e assistência social.
O Enong é um encontro norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos anos vem adquirindo um processo de construção de movimento social, marcado por responsabilidades e compromissos compartilhados entre as regiões, garantindo maior unidade e fortalecendo a construção coletiva das organizações.
A sociedade atuará na fiscalização, monitoramento e formulação de políticas sociais que atendam aos interesses e necessidades da população afetada e vulnerável à epidemia de HIV/Aids.
Fonte: Sespa
Por: Rosana Magno
Assessora de Imprensa da Dep. Ana Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário