segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caravana da Vontade Popular leva cidadania a 17 comunidades de Abaetetuba

FOTO: ALESSANDRA SERRÃO/AG. PARÁ
 Aos 41 anos, a dona de casa Maria Inês Carvalho, moradora da comunidade de Jarumã, no município de Abaetetuba, nordeste do Estado, teve acesso à emissão de sua primeira carteira de trabalho na manhã deste sábado (21). “Agora sim terei acesso aos meus direitos de cidadã trabalhadora”, declarou Maria, uma das inúmeras pessoas beneficiadas pela Caravana da Vontade Popular, que acontece no município até este domingo (22).
A ação está sendo realizada no ramal Maranhão, localizado a 5 km da estrada de Beja, onde mais de 40 tipos de serviços estão sendo ofertados às 17 comunidades rurais do município. Entre eles está a emissão dos documentos de identificação, serviços de saúde, como consultas médicas, exames, vacinação, testes de pressão arterial e glicemia, além de orientação jurídica, palestras educativas e de atividades de cultura e lazer.
A jovem Gretiane de Jesus Monteiro, de 15 anos, também aproveitou para tirar sua carteira de identidade. “Já tinha vontade de tirar. Essa foi uma grande oportunidade que apareceu”, declarou a adolescente, moradora da comunidade de Guajará de Beja, enquanto aguardava para receber o documento em um dos cinco pontos de atendimento ao longo do ramal. Após receber a carteira de identidade, Gretiane ainda iria retirar sua carteira de trabalho.
Esta é a 8ª ação da caravana, somente neste ano, voltada às populações das ilhas e do centro do município. O projeto de cidadania é promovido pela prefeitura de Abaetetuba, com o apoio do Governo do Estado, por meio da iniciativa de Articulação e Cidadania do Executivo paraense. A expectativa da organização é atender, até domingo, cerca de sete mil pessoas.
“Essa ação é uma grande mobilização de cidadania promovida pelo município e pelo Estado para levar dignidade às comunidades mais distantes. Faz parte de uma política de incentivo à cidadania e o momento em que nós nos deslocamos para perto da comunidade. Aqui no ramal do Maranhão conseguimos congregar outras 16 comunidades rurais, garantindo inclusive o acesso dessas pessoas aos locais, com ônibus para trazer e deixar”, informou o secretário municipal de Educação, Jeferson Filgueiras, responsável pela coordenação geral desta ação.
FOTO: ALESSANDRA SERRÃO/AG. PARÁ
 A assessora técnica da Casa Civil da Governadoria do Estado, Elen Guedes, explica que, para a ação, vários órgãos estaduais foram mobilizados, entre eles o Programa Pro Paz, Secretaria de Estado de Saúde Pública, o Corpo de Bombeiros, a Defensoria Pública, a Polícia Militar, que destacou uma equipe para fazer a segurança do evento, e a Fundação Cultural Tancredo Neves, que levou seu ônibus biblioteca e fez a alegria das crianças com contação de histórias, teatro de bonecos, brincadeiras e oficinas, durante o dia de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário