segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governo do Pará entrega primeiro residencial em área quilombola do Norte

A manhã do sábado, 14, foi de festa para a Comunidade de São José de Icatu, em Mocajuba, nordeste do Estado, formada por remanescentes de quilombolas. O motivo foi a entrega oficial de 50 unidades habitacionais, uma padaria e um sistema de abastecimento de água, construídos pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Este é o primeiro conjunto habitacional construído e destinado a uma comunidade quilombola na Região Norte.
 A inauguração integra a programação comemorativa pelos 47 anos de criação da Companhia de Habitação do Estado. Climério da Rocha, um dos moradores mais antigos da comunidade, sonhou durante muito tempo com a construção da casa própria, mas viveu para ver seu desejo realizado. Mesmo idoso, doente e em uma cadeira de rodas, ele fez questão de participar da cerimônia de inauguração, já que o conjunto recebeu o seu nome, e uma justa homenagem da comunidade que ajudou a fundar e da própria Cohab.
 A presidente da Companhia, Noêmia Jacob, ao final da entrega, disse que a sensação era a "de dever cumprido". "Promovemos aqui a construção de moradias dignas e fizemos um resgate histórico. Também entregamos a panificadora, que servirá como fonte de renda para essas famílias, dando condição de sustentabilidade para a comunidade. Fizemos ainda um concurso de jardins, que estimulou os moradores a cuidarem melhor de seus imóveis e deu um novo colorido ao conjunto", complementou.
 Nágela Noronha, assistente social da Cohab e responsável pela execução do projeto social na comunidade, explicou que o trabalho iniciado em 2009 só aguardava a conclusão do projeto de abastecimento de água para que as casas fossem entregues oficialmente pelo Estado. Ela destacou que o sucesso da empreitada foi possível graças à força, união e vontade de progredir das famílias. “O exemplo concreto é a construção da padaria, que eles conseguiram implantar em cinco meses. Hoje não se concebe mais um projeto habitacional sem a elaboração do projeto social complementar, que garante a melhoria da qualidade de vida e geração de renda”.
 Para Jorge Farias, que preside a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-Pará e nasceu em São José de Icatu, a inauguração das novas moradias é uma vitória ansiada há muito tempo."Vejo essa entrega como uma grande conquista. É o reconhecimento do governo por essa comunidade, colaborando para que ela adquira cidadania".
 Dulce Bastos, assistente de Projetos da Caixa Econômica, destaca que o trabalho teve um diferencial: o respeito à cultura dos remanescentes de quilombos e a parceria e comprometimento da comunidade. "Eles foram muito parceiros do projeto. Esse foi o grande diferencial, além do espírito de organização. Tivemos ainda o cuidado em respeitar a cultura quilombola e propiciar a geração de renda com a construção, em regime de mutirão, da padaria 'Fruto da União'. Não podíamos usar o mesmo modelo que aplicamos em outras comunidades. Contamos, para isso, com parceiros como a Prefeitura de Mocajuba, a Fundação Curro Velho e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que colaborou com ações de agricultura familiar", informou.
 O prefeito de Mocajuba, Rosiel Costa, disse que o município só tem a elogiar a iniciativa do Governo do Estado. "Queremos agradecer ao Governo do Estado por esse projeto, que veio atender a necessidade de habitação do povo mocajubense", declarou. A inauguração contou também com uma programação cultural que teve rodas de capoeira e apresentações de carimbó, com o grupo da terceira idade de Mocajuba, e a dança da farinhada, além da premiação à vencedora do concurso de jardim mais bonito.
 A líder comunitária Maria José Brito resumiu o que ela considera ser a opinião de todos na comunidade: "A entrega das casas foi um sonho que se tornou realidade. A gente pensava : será que vai acontecer? E agora estamos diante de um fato concreto. Também estamos firmando um convênio com a Prefeitura de Mocajuba para comercialização do pão produzido na nossa padaria". A liderança comunitária aproveitou a oportunidade para entregar à presidente da Cohab um documento solicitando a construção de uma quadra de esportes.
Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário